top of page

De onde viemos, quem somos, para onde vamos...

Nossa história

Começou assim:

Durante sessão ordinária da A.·. R.·. G.·. B.·. L.·. S.·. Giuseppe Garibaldi, em meados de 1.985 e já àquela altura com 30 anos de existência e, então dirigida pelo V.·. M.·. José Cazzo, o Irm.·. Cobr.·., o M.·. M.·. Thomas Roberto Hartmann Albini propôs para que se envidassem esforços no sentido de que fosse fundada uma nova Loja, Égide do Rito Moderno, a qual deveria indiscutivelmente chamar-se MANOEL TAVARES DE OLIVEIRA, como justa homenagem ao V.·. Irm.·., mais do que merecedor de tal honraria.

 

Tal proposta foi então aprovada por unanimidade ficando apenas a ressalva feita pelo Irm.·. Orador Roberto Tolosa, para que o proponente ficasse responsável pela montagem da nova Of.·.. E assim foi feito.

 

Em 20 de Agosto de 1.986 da E.·. V.·., reuniram-se os IIrm.·. José Cazzo, Antonio Onias Neto, Roberto Tolosa, Sérgio Rodolfo Lanza, Sérgio D’Attílio Policeno, José Carlos Machado, Thomas Roberto Hartmann Albini, Roberto José Korsakas, Francisco La Ferreira Neto, João Baptista Marchesi Filho, Jorge  Paparelli  e  Oscar  de  Avellar  Garcia  Filho,  todos  MM.·.  MM.·.  e  membros  regulares  da  A.·. R.·. G.·. B.·. L.·. S.·. Giuseppe Garibaldi, n° 1.462, no Or.·. de São Paulo, com a finalidade de tratar da fundação de uma nova Loja Maçônica: a A.·. R.·.L.·. S.·. Manoel Tavares de Oliveira que, adotaria o Rito Moderno como rito de condução dos trabalhos. A Loja foi, provisoriamente, instalada à Rua Valdemar, 57 – Penha, Or.·. de São Paulo e tinha como primeira meta ter sua sede definitiva no bairro do Tatuapé.

 

Passados os anos, o que inicialmente fora provisório tornou-se definitivo e a nova Loja ocupa até os dias atuais o mesmo endereço de quando foi fundada. Definiu-se também que, inicialmente, a nova loja funcionaria com uma sessão mensal. São os IIrm.·. acima citados, os fundadores desta nova Loja Maçônica.

 

A primeira sessão ordinária ocorreria à 28 de Agosto de 1.986, data também da Carta Constitutiva de nossa Augusta Oficina.

 

E com o tempo...

Nos primeiros anos de trabalho, nossa Loja reunia-se às quintas feiras, neste mesmo endereço. As dificuldades eram grandes pois, invariavelmente, não havia quorum mínimo de MM.·. MM.·. para compor o quadro e realizar os trabalhos. Mas, dava-se um jeito pois o importante era trabalhar. Para que se tenha uma idéia das dificuldades, normalmente ocupava o cargo de M.·. de Cer.·. um Irm.·., que, à época, ainda era membro da A.·. R.·. G.·. B.·. L.·. S.·. Giuseppe Garibaldi:

O Irm.·. Mesquita, que inicialmente frequentava a loja como visitante, ainda quando era A.·. M.·., teria importante papel nas sessões econômicas como descrito acima até que, passaria a ser membro regular desta oficina tendo sido, inclusive, V.·. M.·..

Um fato interessante em nossa história deu-se algum tempo depois da fundação quando o V.·. M.·. Irm.·. Thomas Roberto Hartmann Albini foi chamado ao Gr.·. Or.·. de São Paulo pelo então Grão Mestre o Eminente Irm.·. Décio Azevedo. Entendia o Grão Mestre que não se deveria manter um “nome próprio” como nome da Loja, mas que suas colunas deveriam tomar tal decisão. A decisão foi simples: de manter o nome do nosso patrono Manoel Tavares de Oliveira .

 

A 30 de Outubro de 1.986 ocorreu a sessão de Regularização da nova Loja, tendo o M.·. I.·. Octaviano Du Pin Galvão Filho como presidente da Comissão de Regularização nomeada pelo Ato 044/86 de 20 de Outubro de 1.986 E.·. V.·.. 

Regularizada, a Loja deveria proceder a eleição de uma diretoria efetiva. E o fez na sessão de eleição do dia 6 de Novembro de 1.986, com estrita observação das Normas dispostas na Constituição e no Regulamento Geral da Federação, elegeu sua primeira diretoria. De forma unânime, a Loja entendeu que deveria ser efetivada a direção provisória a qual estava à frente da Loja desde sua fundação. 

 

A primeira iniciação ocorreu a 30 de abril de 1987. O Irm.·. Wagner Marcelo Bulgarelli que naquela noite era recebido como A.·. M.·. viria a ser, cerca de 6 anos mais tarde, V.·. M.·. desta Augusta Oficina ocupando a cadeira de Salomão como o terceiro V.·. da Loja bem  como o primeiro por ela iniciado.

A MTO hoje !

Passados mais de trinta anos desde sua fundação a A.·. R.·. L.·. S.·. Manoel Tavares de Oliveira nº 2.396 mantém suas colunas mais firmes do que nunca, graças principalmente à ação de seus laboriosos membros que através da frequência aos trabalhos, dedicação na aquisição de novos obreiros e, sobretudo, respeito incondicional aos princípios gerais e postulados universais da nossa Sublime Instituição, empenham-se em fazer desta oficina uma escola de homens livres, dedicados ao verdadeiro trabalho de aperfeiçoamento do homem, da humanidade e da construção universal.

 

Criteriosa na escolha de seus novos membros, a filha primogênita da A.·. R.·. G.·. B.·. L.·. S.·. Giuseppe Garibaldi, mantém uma média de duas iniciações por ano. Nossa missão é adquirir obreiros comprometidos com os ideais da Maçonaria.

 

Em 2017 a loja recebeu com honra o título de Benfeitora da Ordem, conferido pelo Grande Oriente do Brasil, passando a se chamar A.·. R.·. B.·.L.·. S.·. Manoel Tavares de Oliveira nº 2.396  e contando com Irm.·. empenhados no desenvolvimento das grandes causas, inseridos na comunidade e dedicados à pratica da beneficência, voluntariado e assistência a projetos sociais, sem nunca esquecer do amor fraterno que nos une em uma grande família.

Esta jovem oficina reconhece que ainda há muito trabalho a fazer, na pesquisa pela verdade e sobretudo no combate aos preconceitos, injustiças e à ignorância, superando os obstáculos e dificuldades impostos pela dura realidade de nossos tempos. Para o futuro, trabalhamos para que toda obra desta Oficina bem como de toda Maçonaria Brasileira, resulte em direitos realmente iguais para todos os homens, através de uma sociedade mais evoluída e equânime.

Em 2017, ao completar seus 30 anos de atividades maçônicas a MTO recebe o título de Benfeitora da Ordem.

No ano de 2018 a MTO encerrou o seu ciclo junto ao Grande Oriente do Brasil, passando a ser jurisdicionada ao Grande Oriente de São Paulo.

Faça parte da nossa lista de emails

e receba as nossas atualizações.

Seu nome

Seu email

Visitantes :

© 2013-2025 - Por:  A.·.R.·.L.·.S.·. Manoel Tavares de Oliveira N° 2396 - Benfeitora da Ordem - Rito Moderno

Comissão de Tecnologia da Informação

Rua Valdemar, 57 - Penha - São Paulo-SP

bottom of page