Loja Maçônica Manoel Tavares de Oliveira N° 2396 - Rito Moderno
Benfeitora da Ordem


Fundada em 20.08.1986
Jurisdicionada ao G.·.O.·.S.·.P.·.

Nosso Patrono
"Oh! Que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais.
Que amor, que sonhos, que flores, naquelas tardes fagueiras, à sombra das bananeiras, debaixo dos laranjais."
Manoel Tavares de Oliveira, muito prazer !
Nascido a 25 de Dezembro de 1.888, na cidade baiana de Ilhéus, no seio de uma família humilde, ali vivendo até a idade adulta. Foi iniciado Maçom na A.·. R.·. L.·. S.·. Glicério, do Rito Escocês Antigo Aceito. Ali porém, permaneceu pouco tempo pois logo mudou-se para Anápolis, em Goiás, buscando uma vida melhor.
Em Anápolis empregou-se em uma Botica e logo apaixonou-se pela profissão de farmacêutico. Completou seus estudos básicos, ingressou a seguir na Faculdade de Farmácia e diplomou-se Farmacêutico, profissão que exerceria até o final de sua longeva vida. Ao mudar-se para São Paulo, filiou-se à A.·. R.·. L.·. S.·. Libertas, também do Rito Escocês Antigo Aceito, lá permanecendo por muitos anos.
Residindo então no Oriente da Penha, filiou-se à A.·. R.·. G.·. B.·. L.·. S.·. Giuseppe Garibaldi que àquela época tinha suas Colunas erguidas à Rua Anita Sarraceni, 402. Nesta Honorável Loja Maçônica, ocupou com brilhantismo todos os cargos que lhe foram confiados, culminando com o cargo máximo de Venerável Mestre tendo consagrado-se como emérito Membro da Arte Real.
Há que se comentar que a intenção dos valorosos obreiros da A.·. R.·. G.·. B.·. L.·. S.·. Giuseppe Garibaldi elegendo-o Venerável Mestre daquela Oficina, era homenageá-lo tendo em vista já ter a idade bem avançada sem ainda ser Mestre Instalado.
Porém, acreditavam também que o cargo lhe seria um fardo tanto quanto pesado e que, deveria outro obreiro substituí-lo logo em seguida à sua eleição.
Pois que para a surpresa geral, durante sessão dedicada a este fato, ele declarou a todos os presentes:
– “ AGRADEÇO A CONSIDERAÇÃO DE TODOS MAS, JÁ QUE FUI LEGALMENTE ELEITO E ME SENTINDO BEM, VOU LEVAR MINHA MISSÃO ATÉ O FIM”.
E assim, permaneceu na cadeira de Salomão até o último dia de seu mandato.
Recebeu em vida, todas as honrarias a que tinha direito bem como o reconhecimento de todos os IIrm.·. que sempre o tiverem como real exemplo de qual deve ser a postura de um verdadeiro Maçom.
Transpôs esta dimensão em direção ao Oriente Eterno em 20 de Março de 1.984 aos 96 anos e após 62 anos de contribuição e relevantes serviços prestados à Ordem Maçônica, deixando-nos o maior legado que um Maçom de seu quilate poderia deixar: o perpétuo e irretocável exemplo do bom proceder. Jazem seus restos, sepultados no túmulo da A.·. R.·. G.·. B.·. L.·. S.·. Giuseppe Garibaldi no Cemitério da Quarta Parada no Oriente do Tatuapé.
A título de curiosidade, nosso Patrono gostava de declamar poemas, muitos inauditos, como o que inicia este texto, de Casimiro de Abreu, intitulado Meus Oito Anos.